Lembranças…

Era domingo, um dia bonito, uma agradável tarde de inverno (inverno paulista, que fique claro). Resolvemos sair para conhecer um pouco mais da história da nossa cidade. Fomos ao Theatro Municipal de São Paulo. Mas antes mesmo de passar pelas pomposas e requintadas portas desse importante marco da cidade, as histórias começaram a surgir.

A Praça Ramos de Azevedo recebia a visita de algumas poucas pessoas. A maioria aparentava ser turista, alguns, notei, de outros continentes. De um lado a parafernália toda das Casas Bahia. Modernos televisores e toda sorte de eletrodomésticos. Do outro, as paredes centenárias do Theatro Municipal, contrastes típicos da paulicéia desvairada.

No lado oposto às escadarias do Municipal, uma elegante e simpática senhora nos chamou a atenção. Sentada em uma cadeirinha simples, cujo único conforto era uma pequena almofada azul, guardava ao seu lado um carinho com alguns livros expostos. Nas páginas desses livros, fotos dos tempos que essa cidade não sonhava em ser essa megalópole. Ela se destacava naquele cenário. Vestia uma calça rosinha e uma elegante blusa branca. Notei também as elegantes jóias, a bonita armação dos óculos e a discreta maquiagem. Figurino perfeito para uma elegante senhora de 85 anos.

Nos aproximamos. Não sei dizer se o que mais me atraiu foram as fotos dos livros ou toda a caricatura dessa personagem. E começou ai a parte mais gostosa e inspiradora do passeio. Como há de ser particular aos velhinhos, essa elegante e simpática senhora começou a nos contar histórias fascinantes sobre o Theatro Municipal. Em lá ficamos, uns trinta minutos, ouvindo Rosa Corvino.

Contou-nos que seu avô trabalhou na construção do Theatro. Seu pai, zelador. Ela, moradora! Sim, Dna Rosa nasceu e morou 25 anos no Municipal. Esse foi seu lar e talvez por isso suas palavras sejam carregadas de emoção ao contar, com a riqueza de detalhes e envolvimento típicos de uma vovó que conta suas memórias, as lembranças dos espetáculos, dos artistas, das coxias… Em alguns momentos essa emoção vira protesto. Como uma sagaz militante da cultura, não poupa adjetivos ao criticar a direção do Theatro, o prefeito de São Paulo, a Secretaria de Cultura… Reclama da restauração… “Eles acabaram com a fachada! Olha só como está isso! Reclama da administração… “Eles não entendem de arte, não entendem de cultura”…

Os ponteiros do relógio pareciam andar mais depressa. Precisávamos nos despedir, tínhamos uma visita agendada à antiga casa de Dna. Rosa. Ela nos advertiu: “Eles vão falar um monte de besteira…”. A postura de contestação, a lucidez, a alegria, a disposição, disfarçaram bem suas mais de oito décadas.

Ah, sim… quase esqueço de falar sobre os livros. Durante nossa agradável conversa, Dna Rosa folheava o livro, que é quase um diário de suas memórias e histórias do Municipal. Com o intimista título “Vida, Amor e Lembranças”, Rosa Corvino publicou, de maneira independente, um livro de 164 páginas que é um verdadeiro documento sobre a história do mais importante teatro da cidade, que se confunde com a vida de Dna. Rosa. E é por causa desse livro que a simpática senhora senta-se todos os finais de semana entre as Casas Bahia e o Theatro Municipal. Ela fica lá, a espera de alguém que queira ouvir e ler suas histórias.

Precisamos ir. Ela autografa o livro. Sua caligrafia me lembra as letras de minha bisavó, me emociono. Nos despedimos. Ao beijar seu rosto, sinto um cheiro de vó… Sim, cheiro de vó! Esses minutos com Rosa Corvino, nos ensinaram muito mais do que histórias do Municipal…

(Ao chegar em casa, além de me deliciar com o livro, fui ver o que o oráculo Google tinha a dizer sobre essa senhora encantadora… Descobri muita coisa, ai vão alguns links para conhecer um pouco mais sobre essa senhora. Mas o que eu sugiro mesmo é que vá até a Praça Ramos de Azevedo num final de semana e desfrute da companhia da Dna. Rosa.)

Filha única do Teatro Municipal

Matéria do jornal O Estado de S. Paulo

http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20090816/not_imp419540,0.php

Memórias de uma rosa

Documentário sobre Rosa Corvino

http://www.youtube.com/watch?v=UIc1KcQXSck (Parte 1)

http://www.youtube.com/watch?v=48fHQCaCopc&feature=related (Parte 2)

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: